Vamos trocar Ideias..

Msn:alexbasket15@hotmail.com

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Regras do Basquete em cadeiras de Rodas.



Olá amigos do basquete em cadeira de rodas, tenho recebido emails para falar sobre as regras do basquete em cadeiras de rodas. Deixo aqui algumas regras talvez as principais, espero te ajudado.


REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL CADEIRA DE RODAS
As regras do basquete em cadeira de rodas são muito semelhantes às do jogo de basquete tradicional. São feitas apenas algumas modificações que levam em consideração a cadeira de rodas, a mecânica da sua locomoção e a necessidade de se jogar sentado.
REGRAS GERAIS
Como no basquete tradicional são cinco jogadores em cada uma das equipes, com 4 períodos de 10 minutos, usando 24 segundos de posse de bola. No caso de empate no fim do segundo período, uma prorrogação de 5 minutos será usada para o desempate (caso o jogo continue empatado, mais 5 minutos serão dados).
A QUADRA
A quadra de jogo deve ter as dimensões de 28 m x 15 m, medidas oficiais, estas que são requeridas para competições da IWBF. A quadra deve ser delimitada por linhas, sendo que as linhas de lance livre e de três pontos são de acordo com as regras da FIBA. A altura da cesta é a mesma do basquete tradicional (3,05m).
A CADEIRA DE RODAS
A cadeira é feta sobre medida para cada jogador, deve se adequar a certos padrões de deficiência para garantir melhor rendimento do atleta. A cadeira pode ter 5 ou 6 rodas, sendo 2 rodas grandes na parte traseira e 2 ou  na parte frontal (hoje vemos cadeiras com até 6 rodas, 2 menores na frente,2 maiores atrás para movimentação da cadeira e 2 menores nos Anti-Tip. Os pneus traseiros devem ter o diâmetro máximo de 66 cm e deve haver um suporte para as mãos em cada roda traseira. A altura máxima do assento não pode exceder 53 cm do chão e o apoio para os pés não poderá ter mais que 11 cm a partir do chão(medida de segurança), quando as rodas dianteiras estiverem direcionadas para frente. A parte de baixo dos apoios devem ser apropriados  e protegida para evitar danos à superfície da quadra.
Pneus pretos, aparelhos de direção e freios são proibidos. Os árbitros checam as cadeiras dos jogadores no início do jogo, para que conferir se estas cadeiras estão de acordo com as normas estabelecidas, caso alguma cadeira de rodas esteja irregular o jogador não atua na partida.
SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DE JOGADORES
O basquete em cadeira de rodas é um jogo para pessoas com deficiências físicas permanentes nos membros inferiores. O sistema classifica os jogadores baseado na observação de seus movimentos durante um desempenho de habilidades de basquete como: empurrar a cadeira, driblar, passar, receber, arremessar e pegar rebotes assim por diante. As classes são: 1.0, 1.5, 2.0, 2.5, 3.0, 3.5, 4.0 e 4.5 A cada jogador é atribuído um valor em pontos igual à sua classificação. Quanto maior o grau de deficiência físico o atleta tem, menor e sua pontuação, quanto menor o grau de deficiência física ele tem, maior a pontuação.
Os pontos dos cinco jogadores são somados para formar um time que alcance um determinado total de pontos(no máximo 14 pontos). Para os Campeonatos Nacionais, mundiais da IWBF, competições paralímpicas de basquete, CBBC, FPBSR, campeonatos estaduais e torneios classificatórios para esses eventos o time não pode exceder a 14 pontos.
Cada jogador possui um cartão de classificação que deve ser usado durante o jogo. O cartão mostra a classificação do jogador, indicando também quaisquer modificações no seu assento e o uso de faixas ou aparelhos protéticos e ortopédicos.
2. Regra de toque de cadeira.
O jogador pode empurrar a cadeira por no máximo 2 vezes antes de driblar desde que a bola esteja em seu colo, passar ou lançar a bola. Três empurrões em movimento, constituem uma violação de progressão.Se o jogador empurrar a cadeira e ao mesmo tempo bater bola, pode dar quantos toques de cadeira quiser.

Faltas no basquete em cadeiras de rodas. (alguns tipo de faltas)
Faltas são infrações às regras .No basquete em cadeiras de rodas, a cadeira de rodas é considerada como parte do jogador, e o contato não acidental entre cadeiras também constitui falta.O basquete em cadeira de rodas é um esporte de muito contato.O jogador não pode de maneira alguma levantar-se ou colocar o pé no chão durante a partida.
O basquete em cadeiras de rodas e considerado o esporte mais lindo dos Jogos Paralímpicos.

Alex Gomes Alves.
Fonte: google.iwbf,cbbc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixa aqui sua opinião , sugestão e dicas sobre o basket em cadeiras de rodas do Brasil